PETIANOS(AS) EGRESSOS(AS)

ALICE CRISTINA DE SAMPAIO E SILVA

14355512_1001754913269181_8250753423456476553_n

Ingresso na UFV: 2015 – Ingresso no PET: Março/2016

“O PET é um grupo que proporciona grande crescimento, tanto profissional quanto pessoal, entrei no grupo com o intuito de poder maximizar esse crescimento, mas não pensando apenas em mim e sim como eu, indivíduo, poderia proporcionar experiências e aprendizados a muitas pessoas. O PET, que tem como seus três pilares a pesquisa, ensino e extensão, não atinge apenas os participantes do grupo, mas desenvolve projetos que afetam também outros graduandos e a comunidade em geral, além do enriquecimento que o convívio e a necessidade do trabalho em equipe proporcionam. O meu tempo no grupo ainda é pequeno, mas agora, logo no inicio, já consigo enxergar o quão será benéfica a participação no grupo.”

Nova Imagem

ANTÔNIO MÁRCIO COSTA FERREIRA

PERFIL

 Ano de ingresso na UFV: 2017 – Ingresso no PET: Agosto/2017

“Sou uma pessoa que procura sempre melhorar o mundo ao redor, nem que seja por uma pequena atitude. O PET, de certa forma, permite-me fazer isso. O projeto com os adolescentes da escola de Cajuri, por exemplo, é altamente gratificante e dá àqueles alunos a oportunidade de um ensino melhor. Participar disso vai muito além de incrementar o currículo, significa tornar a educação mais acessível. A minha visão de mundo está sendo muito ampliada depois que ingressei no PET e isso é maior que qualquer hora extra acrescentada no meu diploma.”

Nova Imagem

GLEYDSON EMILIO SILVA

6cccfa7d-1e76-46c1-a407-e17541178764

Ano de ingresso na UFV: 2017 – Ingresso no PET: Agosto/2017

“Já era um grande sonho meu entrar para o PET Biologia antes mesmo do início das primeiras aulas. Desde que passei no processo seletivo tenho vivenciado experiências que valorizam ainda mais minha vida acadêmica, me dão mais gosto pelo ensino e mais incentivo para a pesquisa. O PET me proporcionou dias de muita diversão e outros de muito trabalho duro, mas sempre dias que valeram muito a pena ao lado dos meu amigos petianos. Através dos vários projetos de extensão e ensino que temos feito já fui levado a dar aulas, orientar alunos do ensino fundamental, a ter vivências em instituições de trabalhos sociais e escolas carentes (essas duas que foram de grande impacto para mim). Além disso tudo, sou incentivado a pesquisar aquilo que gosto e ser criativo em todas as ocasiões. Esse programa tem acrescentado muito na minha formação não apenas como estudante, mas como pessoa, principalmente.”

Nova Imagem

HERIANE EVANGELISTA

IMG_6005

Ano de ingresso na UFV: 2017 – Ingresso no PET: Abril/2018

“Fazer parte do PET já está se mostrando como uma experiência enriquecedora, que tem mudado minhas perspectivas para a Biologia e acrescentado muito aprendizado interpessoal. É uma possibilidade de ter uma formação diferenciada na sua área, trabalhar com pessoas muito diferentes e melhorar suas habilidades de organização para gerenciar melhor suas tarefas, que te ensina muito sobre seus próprios limites e te permite desenvolver uma melhor comunicação. Não importa o quanto já vivemos em diferentes áreas, sempre temos algo para aprender e pessoas dispostas a nos ajudar e o PET é um exemplo disso. Recomendo a todos que tiverem oportunidade de participar.

Nova Imagem

KAROLINE HELLEN MADUREIRA DE MELO

23316673_1447638652012706_7593776042498941169_n

Ingresso na UFV: 2016- ngresso no PET Setembro/2016

“Acredito que estar em uma universidade, cursando uma graduação vá muito além de ficar sentado em salas de aula, fazer provas e seguir regimentos. Devem-se aproveitar oportunidades, buscar vivência e crescimento, tanto pessoal quanto profissional. Vejo no PET esta oportunidade. A interação que este proporciona entre seus membros, escolas, graduandos e a sociedade em geral é de extrema importância e leva o petiano à descobertas e aprendizados únicos.  Meu primeiro contato na universidade foi com o PET, fiquei cativada com o grupo e suas atividades. Apesar do receio de “ser demais para mim” – havia cursado apenas um semestre – resolvi tentar. Hoje vejo que foi uma das escolhas mais certas que fiz.”

Nova Imagem

LETICIA SENA

FB_IMG_1521981692642

Ano de ingresso na UFV: 2017 – Ingresso no PET: Março/2018

“Como outros petianos, o sonho de entrar no projeto surgiu a partir da apresentação do PET em uma disciplina do primeiro período. Desde então, fiquei ansiosa por um processo seletivo, já que havia me identificado muito com o trabalho e com os integrantes do grupo. Com pouco tempo na família PETbio, pude perceber que o grupo se constrói como unidade, apesar de suas diferenças, fato que valorizo bastante. Aqui sou incentivada a ter pensamento crítico, participar de estágios para desenvolver pesquisas, ter contato com a licenciatura por projetos com escolas, entre outras atividades que auxiliam no meu crescimento moral e pessoal. Além disso, fui muito bem recebida por todos e agradeço imensamente pelo meu desenvolvimento e pelos desafios que o grupo vem me proporcionando. ”

Nova Imagem

LIARA DE AZEVEDO CASSIANO

14142028_1203517373043838_2956988629376644474_n

Ingresso na UFV: 2015 – Ingresso no PET: Outubro/2015

“Ao entrar na UFV, logo na primeira semana de aula, tive contato com o grupo PET na matéria de introdução ao curso e pude conhecer um pouco de suas atividades. Desde então, passei a aguardar o momento que poderia ingressar, esperando que o programa contribuísse com minha graduação. Para minha surpresa, após entrar no grupo, no meu segundo período, o PET superou todas as minhas expectativas, não sendo apenas um método para contribuir para a minha formação profissional, mas, principalmente, garantiu um enorme crescimento individual e interpessoal. Trabalhando com a tríade: pesquisa, ensino e extensão, o programa é um ótimo jeito de poder experimentar as diversas áreas que a universidade apresenta, tirando proveito de cada uma delas. Mas o que se sobrepõe no grupo é união entre os membros, é o companheirismo no dia a dia. E é assim, ajudando um ao outro, crescendo juntos e compartilhando as mais diversas experiências, que o PET deixa sempre um sentimento de que todos os projetos e trabalhos ficam mais fáceis se realizados em conjunto.”

Nova Imagem

LUIZ OTÁVIO GUIMARÃES ERVILHA

 18625_705672212877055_5415478437585353139_n

Ingresso na UFV: 2015 -Ingresso no PET: Março/2016

“No PET, vi a oportunidade de adquirir conhecimento e crescimento pessoal. O programa, muito mais que o esperado, enriqueceu-me em aspectos sociais, ensinando-me a trabalhar em grupo e a alcançar objetivos através de dedicação e compromisso. A convivência em grupo aproxima-nos tornando-nos um só; O grupo PET. Espero e acredito que esse período como petiano possa enriquecer-me profissionalmente no mundo acadêmico, atuando tanto na área de ensino como na de pesquisa.”

Nova Imagem

NATÁLIA TOLÊDO SACCHETTO

 pet

Ingresso na UFV: 2017 – Ingresso no PET: Agosto/2017

“A primeira lembrança que tenho do PET , foi na apresentação do mesmo a nós calouros no início do semestre. Me senti desafiada e muito empolgada, queria muito fazer parte do grupo por seu caráter interdisciplinar  e  ao enriquecimento pessoal e acadêmico que ele proporciona. Antes de entrar para o PET meu lema era: já escolhi o PET, falta ele me escolher.  Agora estou aqui, fazendo este belo post (kkk..) e vivendo o desafio, que tenho certeza que irá me acrescentar muito.”

Nova Imagem

THAMYLLES THUANY MAYRINK LIMA

Ingresso na UFV: 2014- Cidade: Caratinga
Ingresso no PET: 2014 – Egresso do PET: 2017

“Logo que entrei na Universidade, tive a oportunidade de conhecer um pouco do grupo PET. Achei fantásticas as atividades que o grupo exercia e fiquei ainda mais surpresa pelo fato do programa contemplar os três pilares que rege a Universidade, coisa que eu ainda não tinha visto em nenhum outro tipo de programa. Fiquei entusiasmada e queria fazer parte do grupo. No começo eu tive receio de “não dar conta”, mas ao longo do tempo fui percebendo que quando se trabalha em equipe, não fica sobrecarregado para ninguém, se todos se ajudarem. E o PET sempre foi assim. Um ajudando o outro; um crescendo com o outro; um compartilhando ideias com o outro. E a convivência com o outro gerando cada vez mais conhecimento. Decidi que o PET era a oportunidade que eu queria “agarrar” e desfrutar o quão pudesse tanto para meu crescimento profissional quanto pessoal. E hoje, convivendo com todos os meus amigos petianos e tutor, posso dizer que foi uma das melhores decisões que já tomei. O PET me deu a oportunidade de ser diferente, de fazer o diferente. E consigo ver que boa parte do que me tornei, devo quase que inteiramente ao grupo.”

Nova Imagem

JOSÉ DANIZETE MIRANDA

Ingresso na UFV: 2015 Ingresso no PET: Outubro/2015 Cidade: Pedra do Anta - MG

Ingresso no PET: 2015 – Egresso do PET: 2017

“Quando entrei na biologia já conhecia um pouco a respeito do PET, assim que tive oportunidade fiz a seleção, depois que eu entrei vi que realmente o programa era mais do que eu esperava. O PET me proporciona oportunidades e experiências únicas, o que se deve em grande parte a interação com as pessoas que fazem parte do grupo, com as quais está sendo possível enriquecer não somente a vida acadêmica, mais também pessoal.”

Nova Imagem

PEDRO HENRIQUE COSTA NEVES

Ingresso na UFV: 2015 - Ingresso no PET: Outubro/2015
 Ingresso no PET: /2015 – Egresso do PET: 2017

“Desde o primeiro contato que tive com o grupo tive certeza de que era lá que eu queria estar. Ao me tornar petiano vi que o ambiente de trabalho foge da lógica corporativa e que o PET é mais do que um programa: são seus membros (e a interação entre eles) que tornam o que ele é. Ver indivíduos de personalidades e pontos de vista tão diferentes se dedicando de forma mútua para alcançar um objetivo! Acreditar no poder da educação (na academia ou na sociedade) como forma de integrar pessoas! Perceber que o trabalho e esforço não só nos engrandecem, mas também dão sentido e razão a nossa existência! Valorizar a vida não simplesmente como objeto de estudo do biólogo mas como elemento que deve ser preservado em todas suas formas! Isso é só uma mostra dos valores e ideias que norteiam nosso grupo e que transformam as pessoas que por ele passam. Admiração pelos meus amigos petianos, a sensação de dever cumprido e o anseio pela continuidade de nossas atividades, além do meu crescimento pessoal: é isso o que mais me alegra por estar aqui.”

Nova Imagem

CAINÃ CINDRA CASTRO

Ingresso na UFV: 2015 -Ingresso no PET: mar/2016

Ingresso no PET: 2016 -  Egresso do PET: 2017

“Entrei na universidade pensando sobre como seria a minha formação como profissional e como pessoa principalmente. E ao longo de poucos meses dentro do meio acadêmico vi que existem muitas coisas importantes que vão além de uma sala. E hoje vejo que o importante é poder experimentar muitas coisas no meio acadêmico e na vida. Dentro deste pensamento do novo e inusitado e que poderia passar diversas lições, vi no PET, e não somente nele, um lugar que eu poderia aprender muitas coisas com as pessoas que estão nele e que indiretamente acabam passando. E sei que isso irá ocorrer, porque sempre tem muito a se aprender. Valeu e falous.”

Nova Imagem

MARIANA LEITE AMBROSIM

Ingresso na UFV: 2015 Ingresso no PET: Outubro/2015

 Ingresso no PET: 2015 – Egresso do PET: 2017

“O que mais me chamou atenção no PET foi a união do grupo. Pessoas muito diferentes convivendo tão bem, realizando projetos incríveis e conciliando ensino, pesquisa e extensão. Eu queria fazer parte daquilo desde o começo, fiz a seleção e mesmo com medo dos desafios que viriam pela frente, entrei. Hoje, o grupo do qual faço parte já é bem diferente do inicial, mas a união, amizade e responsabilidade dos membros, além dos desafios do trabalho e convivência em grupo é o que me faz querer continuar. Posso dizer que o PET mudou a minha vida.”

Nova Imagem

LETÍCIA SOARES FRAGA

Ingresso na UFV: 2015 -Ingresso no PET: mar/2016

 Ingresso no PET: 2016 – Egresso do PET: 2018

“Apesar estar a pouco tempo ingressa no PET, já consigo enxergar que estou diante de inúmeras oportunidades de crescimento – tanto em minha vida acadêmica, como pessoal. Cada atividade e projeto previsto no planejamento mostram-se com um propósito de melhoria e conhecimento, tendo aplicação para nós petianos, outros universitários e a população em geral. Além disso, a relação de troca estabelecida dentro do grupo é extremamente enriquecedora. Fazer parte do PET me motiva. Mesmo com os desafios que virão, sei que compensará todo o esforço e dedicação.”

Nova Imagem

THALES CLAUSSEM VICENTE CORRÊA

 Ingresso no PET: 2016 – Egresso do PET: 2018

“Quando entrei na universidade, enxerguei logo nos primeiros dias de aula que a formação acadêmica não é composta apenas pelas informações adquiridas e pelos trabalhos realizados dentro das salas de aula, mas sim de toda atividade desenvolvida na instituição e também fora dela. Assim que conheci o trabalho e a seriedade do PET, logo identifiquei que seria uma oportunidade incrível de colocar este meu pensamento em prática. Hoje como integrante do grupo, desenvolvo grandes aprendizados em inúmeras áreas do conhecimento além de exercitar a responsabilidade, o trabalho coletivo, a criatividade e a comunicação. Em pouco tempo que faço parte deste corpo já é bem claro para mim a sua importância na minha formação pessoal e acadêmica.”

Endereço

Universidade Federal de Viçosa  – Campus Viçosa
Vila Gianetti – Casa 30

Email: petbio@ufv.br
Telefone: (31) 3899 2295

Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2013 - Mantido com Wordpress